Dr. Gilney Porto

Dr. Gilney Porto

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Graus de Calvicie - Alopecia Androgenética

A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, tem várias escalas que classificam diferentes graus e padrões de perda de cabelo. Duas das mais comumente utilizadas são a Escala de Norwood-Hamilton para homens e a Escala de Ludwig para mulheres.

*Escala de Norwood-Hamilton:*

Usada para descrever padrões de calvície em homens, essa escala tem sete estágios que aumentam em severidade:

1. Sem perda de cabelo significativa ou recessão da linha do cabelo.

2. Recessão muito leve na linha do cabelo ao redor das têmporas.

3. A linha do cabelo recua mais acentuadamente nas têmporas, parecendo um "M", "U", ou "V".

3A. Recuo acentuado da linha do cabelo sem perda significativa de cabelo na coroa (topo da cabeça).

3V. Recuo acentuado da linha do cabelo com início de perda de cabelo na coroa.

4. Recessão ainda mais significativa da linha do cabelo com perda de cabelo moderada na coroa. Há ainda uma faixa densa de cabelo que separa a perda de cabelo na frente da cabeça da perda na coroa.

5. Padrões de perda de cabelo da etapa 4, mas com redução da separação entre a linha do cabelo e a coroa. A área sem cabelo no topo da cabeça torna-se maior.

6. A ponte de cabelo que separa a perda de cabelo frontal da coroa é praticamente perdida, com as áreas calvas se fundindo.

7. Estágio mais avançado de calvície com apenas uma faixa de cabelo mais ou menos em forma de ferradura ao redor dos lados e da parte de trás da cabeça.

*Escala de Ludwig:*

Desenvolvida para descrever padrões de calvície feminina, essa escala foca na dispersão da calvície pelo couro cabeludo sem definir uma linha de cabelo recuando:

1. Perda de cabelo leve geralmente notável na parte superior da cabeça. Aumento do espaçamento entre os fios, com a linha do cabelo frontal geralmente mantida.

2. Aumento da rarefação do cabelo no topo da cabeça com diminuição significativa do volume.

3. Um estado avançado de perda de cabelo, com o couro cabeludo sendo claramente visível no topo da cabeça, mas ainda há cabelos presentes.

Cabe ressaltar que enquanto essas escalas fornecem uma referência visual útil para a classificação da alopecia, a perda de cabelo de cada indivíduo é única. A consulta com um especialista é fundamental para avaliar a condição corretamente e recomendar o melhor tratamento conforme o caso.


 

Transplante Capilar Long Hair

 




O transplante Long Hair FUE (Follicular Unit Extraction) é uma variação do procedimento padrão de transplante capilar FUE. Na técnica FUE tradicional, são extraídos folículos capilares individuais da área doadora na parte de trás da cabeça (onde o cabelo é geralmente mais resistente à calvície) e transplantados para as áreas calvas ou com rarefação capilar.

A diferença principal do Long Hair FUE em relação ao procedimento padrão é que, nesta técnica, os cabelos não são cortados curtos antes da extração (raspados). Assim, os folículos são transplantados ainda com cabelos longos. Isso permite que os pacientes vejam imediatamente como ficará o resultado do transplante, pelo menos em termos de distribuição de cabelo e linha do cabelo, sem esperar meses para que o cabelo transplantado cresça.

No entanto, deve-se ressaltar que, mesmo após um transplante Long Hair FUE, os cabelos transplantados geralmente caem após algumas semanas (um processo conhecido como eflúvio telógeno pós-transplante) antes de começarem a crescer normalmente após alguns meses. A vantagem do Long Hair FUE é principalmente estética e imediata pós-transplante. Como também o retorno mais rápidos as atividades normais, e não ter o incomodo das perguntas de todas as pessoas q veem, e ficam assustados com a cabeça raspado e com os furos da área doadora.

A técnica pode ser mais complexa e pode levar mais tempo do que o FUE tradicional.

Antes de optar por qualquer procedimento de transplante capilar, é importante consultar um especialista qualificado para avaliar a viabilidade e as expectativas específicas de cada caso.