Quais são os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço?
Álcool
Assim como em outros tipos de câncer, o consumo freqüente de álcool e o alcoolismo é um fator que aumenta o risco de aparecimento destas lesões.
Tabaco
O tabagismo é o principal fator isolado que causa o câncer de cabeça e pescoço. Parar com o tabagismo é uma medida fundamental para reduzir o risco de se desenvolver uma neoplasia de cabeça e pescoço.
Infecções virais pelo vírus do papiloma humano (HPV)
O HPV é um vírus transmitido principalmente pelas relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, no pênis, no ânus, colo de útero, cavidade oral e orofaringe. Em alguns casos, essa lesão pode estar presente também na pele, nas cordas vocais (laringe) e no esôfago. Estas lesões são associadas com o aparecimento do câncer nestas regiões.
Infecções do vírus de Epstein-Bar (EBV)
O virus Epstein-Bar é um vírus que infecta os linfócitos B e afeta a grande maioria dos seres humanos. No entanto, somente alguns indivíduos adquirem a mononucleose infecciosa: uma manifestação do vírus transmitida por contato com outras salivas, sendo assim, transmitido pelo massivamente pelo beijo. Em sua manifestação aguda, pode causar febre, dor de garganta, mal-estar e fadiga. Sua exposição crônica (e mais rara) pode estar carregada de oncogenes que aumentam a permanência de alguns tipos de células, gerando a probabilidade de ocorrer carcinomas da nasofaringe, linfoma de Burkitt ou de Hodgkin.
Bebidas Quentes
Por agredir as células da mucosa, o consumo de bebidas ou comidas muito quentes torna-se um fator de risco secundário. O consumo diário e prolongado de bebidas tradicionalmente servidas em temperaturas altas (como o chimarrão, por exemplo) aumentam o risco de câncer de boca – assim como o câncer de esôfago.
Exposição excessiva ao sol
A exposição excessiva ao sol é a grande responsável pelo aparecimento do câncer de pele na região da cabeça e pescoço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário