Dr. Gilney Porto

Dr. Gilney Porto

Tireoidectomia Vídeo-assistida

    A tireoidectomia é um procedimento padronizado há quase um século e conta hoje com bons resultados cosméticos e baixo índice de complicações, quando realizado por cirurgião bem formado e treinado em operações sobre a glândula. Nesse cenário, não é fácil a introdução de novas técnicas ou modificações para um procedimento já consagrado.
    
   A tireoidectomia vídeo-assistida é uma nova forma de procedimento, que necessita de avaliação criteriosa para sua indicação pela própria limitação do método, está associada a custo elevado, aumento do tempo cirúrgico e necessita de curva de aprendizado para sua execução. A vantagem da nova técnica é a menor incisão, com excelente resultado cosmético, menos dor pós operatória e menor lesão tecidual.
As indicações do procedimento são para pacientes com nódulos únicos ou múltiplos de até 30mm de diâmetro, na ausência de tireoidite, cirurgia prévia sobre a loja da tireóide ou radioterapia, glândulas com tamanho ultrassonográfico inferior a 20cm3 e ausência de comorbidades

    Os trabalhos relatam tempo cirúrgico maior, principalmente relacionado à primeira fase da curva de aprendizado, excelente resultado cosmético com incisão menor, menor consumo de analgésicos no pós-operatório e índice de complicações semelhantes em relação à técnica convencional.

   A motivação da equipe parece ser algo fundamental. A interação com o anestesiologista, instrumentador, cirurgiões auxiliares e enfermagem contribuem sobremaneira com o sucesso da curva de aprendizado. O treinamento prévio com animais e experiência da equipe com cirurgia por vídeo também é muito importante.

   A técnica, quando bem indicada, traz benefícios ao paciente no que diz respeito a melhor resultado cosmético e menos dor no pós-operatório. A técnica é reprodutível em meio acadêmico e em hospitais terciários, desde que haja uma sólida formação em cirurgia de tireóide e por vídeo, e que haja motivação da equipe cirúrgica.

   Apesar do ainda pequeno número de casos, que a técnica vídeo-assistida é um procedimento exeqüível em nosso meio, traz ganhos em relação ao tamanho da cicatriz cirúrgica e possivelmente com o ganho de experiência, possa ser realizado em tempo semelhante à técnica convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário